Programa semanal
Segunda-feira
Aprendizagens essenciais 3º ano – Ligação ao plano curricular
​
-
Compreender, recorrendo a um modelo, que as fases da Lua resultam do seu movimento em torno da Terra e dependem das posições relativas da Terra e da Lua em relação ao Sol.
-
Relacionar os movimentos de rotação e translação da Terra com a sucessão do dia e da noite e a existência de estações do ano.
-
Comparar diversos materiais, por exemplo através dos circuitos elétricos, indicando se são isoladores ou condutores elétricos, e discutir as suas aplicações, bem como as regras de segurança na sua utilização.
-
Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
​
​
APRESENTAÇÃO
- Receção dos alunos
- Regras de funcionamento da ECC
- Elaboração do cartão de identificação ECC
- Apresentação do programa semanal ECC
- Expectativas dos alunos
​
SISTEMAS ELÉTRICOS
- Construir vários circuitos mudando os “agentes condutores” com o objetivo de identificar os que são condutores e isolantes
- Circuito em série
- Circuito em paralelo​​
HISTÓRIA COM CIÊNCIA – Biblioteca Municipal Raúl Brandão
Atividade desenvolvida em parceria com a Biblioteca Municipal Raúl Brandão. A história será dinamizada por um elemento do Curtir Ciência nas instalações da Biblioteca Municipal.
- Leitura da obra “Sol! Uma estrela única”
- Eclipse solar e eclipse lunar
- Absorção Vs Reflexão
- Gravidade
- Sistema Solar


Terça-feira
Aprendizagens essenciais 3º ano – Ligação ao plano curricular
​
-
Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza;
-
Identificar os diferentes agentes erosivos (vento, águas correntes, ondas, precipitação, etc.), reconhecendo que dão origem a diferentes paisagens à superfície da Terra;
-
Utilizar representações cartográficas, a diferentes escalas (em suporte de papel ou digital), para localizar formas de relevo, rios, lagos e lagoas em Portugal;
-
Recolher amostras de rochas e de solos agrupando-as de acordo com as suas propriedades (cor, textura, dureza, cheiro, permeabilidade) e exemplificar a sua aplicabilidade;
-
Reconhecer e valorizar o património natural e cultural – local, nacional, etc.- identificando na paisagem elementos naturais (sítios geológicos, espaços da rede natura, etc.) e vestígios materiais do passado (edifícios, pontes, moinhos e estátuas, etc.), costumes, tradições, símbolos e efemérides;
-
Reconhecer que os seres vivos se reproduzem e que os seus descendentes apresentam características semelhantes aos progenitores, mas também diferem em algumas delas;
-
Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
​
ZONA DE COUROS – PATRIMÓNIO CULTURAL DA HUMANIDADE
Atividade, em grupo, onde os alunos irão partir à descoberta da Zona de Couros. Uma viagem que promete muitos desafios, com vista a explorarem os aspetos geográficos, geológicos e biológicos da Zona de Couros.
- Visita ao módulo Museu
- Percurso na zona de Couros, com especial ênfase na zona dos tanques e na zona do rio
- Utilização de cartas tipográficas
- Abordar geologia (tanque), biologia (fauna e flora) e geografia (relevo e rio de couros) locais
No caderno de cientista deve estar uma zona com mapas, fotos do rio, fotos dos tipos de rochas que existem nesta zona, e fotos de fauna e flora. Tipo uma caça ao tesouro.
​​​
TANQUE COM VIDA E BIODIVERSIDADE
- Biodiversidade do tanque
- Ciclos de vida dos seres vivos do tanque
- Cadeias/Teias alimentares do tanque
- Observação dos seres vivos do tanque
- Observação de seres vivos presentes em “águas paradas”



Quarta-feira
Aprendizagens essenciais 3º ano – Ligação ao plano curricular
​
-
Reconhecer as unidades de tempo: década, século e milénio e as referências temporais a.C. e d.C..
-
Relacionar datas e factos importantes para a compreensão da história local (origem da povoação, batalhas, lendas históricas, personagens/personalidades históricas, feriado municipal).
-
Reconhecer vestígios do passado local: - construções; - instrumentos antigos e atividades a que estavam ligados; - costumes e tradições.
-
Reconstituir o passado de uma instituição local (escola, autarquia, instituições religiosas, associações, etc.), recorrendo a fontes orais e documentais.
-
Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
​
​
CÂMARA MUNICIPAL
- Visita à Câmara Municipal de Guimarães
​
ARQUIVO MUNICIPAL
Esta atividade será desenvolvida em parceria com o Arquivo Municipal. Neste período, os alunos terão a oportunidade de visitar o Arquivo Municipal e de fazer uma atividade onde serão “Genealogistas por um dia”.
- Identificar e valorizar as raízes familiares
- Desenvolver habilidade de compreensão, organização e registo
​​​
CASA DA MEMÓRIA
Atividade desenvolvida em parceria com a Casa da Memória, onde os alunos terão a oportunidade de fazer uma visita à Casa da memória.



Quinta-feira
Aprendizagens essenciais 3º ano – Ligação ao plano curricular
​
-
Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
-
Aplicar e adaptar estratégias diversas de resolução de problemas, em diversos contextos, nomeadamente com recurso à tecnologia.
-
Procurar e corrigir erros, testar, refinar e otimizar uma dada resolução apresentada.
-
Identificar e descrever o grupo de repetição de uma sequência.
-
Descrever, em linguagem natural, a regra de formação de uma sequência de repetição, explicando as suas ideias.
ROBÓTICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL
- Pensamento computacional – itinerários
- Pensamento computacional – Microbit​
​
AVALIAÇÃO
- Fazer a avaliação da semana
- Elaborar um marcador de livro que contenha os ícones das suas atividades preferidas da ECC

